Ultrapassagens
Pisca ligado para a esquerda - indica que o motorista irá dobrar a esquerda ou vem um veículo em sentido contrário e que não há condições seguras de ultrapassagem.
Pisca ligado para a direita - indica pista livre para ultrapassagem. Mesmo assim, mantenha a atenção durante a ultrapassagem, pois há chance do motorista a frente se confundir ou somente estar sinalizando que vai encostar a direita.
Buzinar duas vezes rapidamente - O motorista que passou à frente agradece o fato de ter aberto a passagem para ele. Somado a isso, quem assumiu a dianteira pode ligar a seta rapidamente de um lado para o outro, ou mesmo piscar as lanternas para reforçar o agradecimento. Vale o mesmo para retribuir.
Obstruções na pista
Piscar repetitivamente os faróis para o veículo que vem em sentido oposto, às vezes com um movimento cadenciado do braço, para cima e para baixo - indica acidentes na pista (colisão, queda de barreira, etc.)
Piscar três vezes o farol, acompanhado da mão para baixo, com quatro dedos abertos - animais na pista. O mesmo sinal com a mão estendida para baixo e apenas dois dedos abertos - pedestres na pista.
Piscar faróis duas vezes seguidas (durante o dia), ou ligar e desligar todas as luzes rápida e sucessivamente por duas vezes (à noite) - Polícia Rodoviária (é proibido sinalizar a presença da policia).
Mão espalmada, com braço estendido para fora - pare ou diminua a velocidade.
Pisca-pisca da direita e da esquerda ligados alternadamente repetidas vezes - indica caminhão indo em sentido contrário e alerta para a largura da carroceria, ajudando a evitar colisões em pistas estreitas ou secundárias.
Piscar faróis insistentemente para o veículo que vai à frente ou dar toques intermitentes na buzina - indicam que qualquer coisa não vai bem. Veja se há algo anormal em seu carro.
Pisar de leve no freio por duas vezes, complementando com gesto de braço - indica que o veículo à frente vai parar.
Piscar farol, buzinar insistentemente, ligar pisca alerta - situação de desespero. Perder o freio numa descida, por exemplo. Situações de perigos mais comuns envolvendo ônibus, automóveis e caminhões.
|
Foto de propriedade do site http://www.turismo2rodas.com.br/
 |
|